O Piauí confirmou, nesta quinta-feira (4), o primeiro caso de varíola dos macacos, a monkeypox. O paciente é um homem de 46 anos, de Batalha, no Norte do estado, que teve contato com pessoas que estiveram fora do Brasil e apresentou os sintomas em 3 de julho. Ele cumpriu isolamento de 21 dias, já está recuperado dos sintomas e não teve sequelas. O estado ainda tem cinco casos em investigação.
"Já informamos ao paciente, entramos em contato com a vigilância da cidade. Ele teve contato com pessoas que estiveram no estrangeiro, e o sistema de vigilância nacional foi comunicado para todo o estudo de vínculo epidemiológico", Herlon Guimarães, superintendente de atenção à saúde da Sesapi.
Ele destacou que as outras pessoas da cidade com as quais o paciente teve contato já foram visitadas e não apresentaram qualquer sintoma. Ele orientou as pessoas para que, a qualquer sintoma, uma unidade de saúde seja procurada.
Neste caso, segundo o superintendente, o paciente e os contatos dele cumpriram 21 dias de isolamento e já estão liberados, sem risco para outras pessoas.
Mín. ° Máx. °