Dezesseis detentos fugiram, na noite dessa quinta-feira (4), da Casa de Detenção Provisória Capitão Carlos José Gomes de Assis, na cidade de Altos, distante 38 km de Teresina. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).
Os fugitivos foram identificados como: Maicon Pereira da Silva, Davi Albuquerque de Sousa Barros, Iago Oliveira da Silva, Murilo Gabriel Oliveira Gomes, Jeremias Oliveira Nascimento, Carlos Adriano da Cruz Silva, Paulo Sergio Gomes dos Santos, Mateus Pereira da Silva, José Hilson Alves de Sousa, Willames da Conceição Alves, Josué Sena Rosa, Leandro Alves de Araujo, Lailson Dias Almeida, Gustavo Martins de Sousa, Guilherme da Silva Ribeiro Paz e Roberto Wilamy Pereira dos Santos. Em nota, a Sejus destacou ainda que investiga a dinâmica da fuga e que as forças de segurança do Estado trabalham para recapturar os presos.
Na última terça-feira (2), a Sejus deflagrou a Operação Translatio, que remanejou quase 200 presos nas cidades de Teresina e Altos, entre a Penitenciária Irmão Guido, o Centro de Detenção Provisória e Altos e a Cadeia Pública de Altos.
O objetivo da operação, segundo o secretário de Justiça do Piauí, Carlos Edilson, foi combater e evitar ações de organizações criminosas no sistema prisional.
"Nossa Diretoria de Inteligência identificou uma possível articulação de presos em nossas unidades e o intuito da operação foi desarticular esse grupo criminoso. Agimos dentro da legalidade e com todo o aparato da segurança pública em prol da estabilidade e da disciplina em nossas unidades penais", explicou na ocasião.
Mín. ° Máx. °