
Nesta segunda-feira (03/04), a cidade de Pedro II registrou a maior chuva do ano na zona urbana, com 91mm de precipitação, de acordo com dados do pluviômetro do Bairro Cristo Rei. Durante o de março deste ano Pedro II teve um aumento significativo de chuvas em relação ao mesmo período do ano passado, com um total de 465mm contra 301mm anteriormente. No entanto, o total de chuvas neste ano de 2023, que foi de 823mm, está abaixo dos 909mm registrados durante o primeiro triênio de 2022, principalmente devido ao mês de janeiro, que ficou abaixo da média. Os dados foram fornecidos pelo Profº Hélbio Horacyo.
Diante dessa situação, a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Pedro II, a Superintendência de Trânsito (STRANS), a Guarda Civil Municipal (GCM) e demais secretarias da área emitiram alertas à população em geral. O aviso é para que os visitantes e turistas não saiam de casa para atividades ou passeios turísticos, principalmente em locais de risco com fortes corredeiras de água, como lagos, lagoas, riachos, rios e cachoeiras. Essas áreas devem ficar interditadas enquanto perdurar o período de risco às pessoas e o estado de calamidade pública.
Além disso, Pedro II está sob alerta amarelo do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) para o risco de grande volume de chuvas e temporais na região. Isso se deve à existência de um canal de umidade ativo e posicionado sobre a costa Norte do Nordeste, que abrange o Piauí, pela Zona de Convergência Intertropical. Esse é o gatilho para os temporais esperados pela previsão do tempo, conforme mostram as imagens de satélite com precisão, indicando a região sob risco de temporais, com precipitações acima de 50mm.
Apesar disso, é importante ressaltar que todos os açudes e barragens da região já atingiram suas capacidades máximas e estão transbordando, com exceção do Açude Joana, que está com 51,33% de sua capacidade hídrica total, devido a um vazamento na parede do reservatório. Isso tem gerado preocupação quanto à segurança hídrica das famílias da zona urbana de Pedro II, que recebem água canalizada via Agespisa - Águas e Esgotos do Piauí S. A. As informações são do Sales Neto – Equipe de Jornalismo da Rádio Matões FM.
Por fim, todas essas informações foram coletadas com base em monitoramento da Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (SEDEC). É importante que a população de Pedro II esteja alerta e tome as precauções necessárias para minimizar os riscos de desastres naturais, principalmente em tempos de grande volume de chuvas como este.
Local do vazamento no Açude Joana - Imagem - Rádio Matões FM:

P2 Play! Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pedro II, realizou assembleia geral ordinária para discutir o orçamento e deliberações de 2026; confira!
JORNAL P2 AO VIVO JORNAL P2 (01-12-2025)
Literatura Jurídica Advogada predrosegundense lança livro de direito previdenciário em evento nacional de empreendedorismo jurídico com mais de 2.500 advogados
Campanha Solidária Moradora da zona rural de Pedro II necessita de cirurgia e família organiza campanha solidária
JORNAL P2 AO VIVO JORNAL P2 (27-11-2025)
P2 Play! Preparativos finais para o início dos Festejos de Nossa Senhora da Conceição em Pedro II; confira!
P2 Play! Corrida da Imaculada será realizada neste domingo dia 30 de novembro em Pedro II. Coordenado da Pascom, Ângello Costa, fala sobre o evento; confira!
P2 Play! Advogado previdenciário Dr. Carlos Magalhaes Jr, esclarece dúvidas sobre o Tema 1.124 do Superior Tribunal de Justiça; confira!
JORNAL P2 AO VIVO JORNAL P2 (26-11-2025) Mín. ° Máx. °