Sexta, 29 de Março de 2024
°

Geral covid-19

Levantamento aponta que Juazeiro do Piauí e Milton Brandão estão entre os municípios que menos registram doses aplicadas contra Covid-19

Os municípios alegam que a demora no registro é ocasionada pela dificuldade no acesso à internet em algumas regiões do estado.

19/10/2021 às 17h16 Atualizada em 19/10/2021 às 17h18
Por: Cleber Araújo Fonte: G1 Piauí
Compartilhe:
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

 

 

Um levantamento realizado pela Coordenadação de Imunização contra a Covid-19 da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) apontou os 10 municípios piauienses que menos registram doses aplicadas no Sistema de Informação do Plano Nacional de Imunização (SI-PNI). Os municípios alegam que a demora no registro é ocasionada pela dificuldade no acesso à internet em algumas regiões do estado.

De acordo com a Sesapi, as cidades com a menor taxa de registro são: Juazeiro do Piauí, Barreiras do Piauí, Milton Brandão, Sebastião Barros, Campinas do Piauí, Lagoinha do Piauí, Nazária, Várzea Grande, São Gonçalo do Gurguéia e Santana do Piauí.

Em contrapartida, os municípios que mais inseriram as informações solicitadas são: Francisco Ayres, Fronteiras, Jacobina do Piauí, Socorro do Piauí, João Costa, São Lourenço do Piauí, Wall Ferraz, Antônio Almeida,Colônia do Gurguéia e Arraial.

Se comparado com a quantidade de habitantes, Teresina é a cidade com o maior número de vacinas a serem cadastradas no sistema. A capital piauiense recebeu, até o momento, 1.305.545 doses e cadastrou 1.086.195. Ou seja, faltam ainda 219.350. Em seguida, estão Parnaíba, União, Piripiri, Campo Maior, Barras, Picos, Altos, José de Freitas, Pedro II, Esperantina, Batalha, São Raimundo Nonato, Cocal, Bom Jesus, Luis Correia, Oeiras, Canto do Buriti, Floriano e Miguel Alves.

 Ao g1, Antônia Pereira Gomes, secretária de saúde de Juazeiro do Piauí, cidade que está no ranking divulgado pela Sesapi, informou que o município enfrenta problemas relacionados às falhas na internet e ao acesso ao sistema do Ministério da Saúde para o cadastro das doses aplicadas.

"Estamos com problema de sistema por conta da internet. A internet daqui é de péssima qualidade. Mas até sexta-feira (22), conseguiremos informar todas as doses", disse a gestora.

A presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PI), Leopoldina Cipriano, explicou que as zonas rurais e os espaços públicos das cidades, onde são aplicados os imunizantes, não possuem internet. Então, os dados dos pacientes são escritos e levados para às sedes das secretarias. Em seguida, eles são passados para o sistema. Esse processo torna mais lento o registro das doses.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.