Quinta, 18 de Abril de 2024
°

Educação Educação

IFPI e UFPB desenvolvem projeto para analisar diversidade de abelhas, vespas e formigas em áreas agrícolas de Pedro II

A iniciativa tem como objetivo investigar os fatores ambientais que influenciam a diversidade de espécies como abelhas, vespas e formigas, em áreas agrícolas.

08/03/2024 às 10h33
Por: Gustavo Mesquita
Compartilhe:
IFPI e UFPB desenvolvem projeto para analisar diversidade de abelhas, vespas e formigas em áreas agrícolas de Pedro II

 

O Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus Pedro II, e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) uniram forças em um projeto inovador intitulado "Análise da Diversidade de Hymenoptera em Paisagens Agrícolas Modificadas em Comunidades Rurais no Município de Pedro II, Piauí, Brasil". Sob a liderança dos pesquisadores Doutora Lidiane Lindinalva Barbosa Amorim (Docente do IFPI - Campus Pedro II), o doutorando João Luis Galvão Freitas e o mestrando Lucas Costa Lopes (Pesquisadores da UFPB e ex-alunos do IFPI - Campus Pedro II), a iniciativa tem como objetivo investigar os fatores ambientais que influenciam a diversidade de espécies de Hymenoptera, como abelhas, vespas e formigas, em áreas agrícolas.

O projeto visa não apenas compreender a diversidade dessas espécies, mas também estabelecer bases sólidas para futuras pesquisas sobre seu papel na manutenção da saúde do ecossistema em paisagens agrícolas modificadas. Em um contexto global onde conciliar produção agrícola e conservação ambiental é um desafio premente, esta iniciativa destaca-se por buscar soluções sustentáveis para promover a coexistência harmoniosa entre atividades agrícolas e a preservação da biodiversidade.

O engajamento dos produtores rurais do município e das associações Mandacaru e Kolping é fundamental para o sucesso do projeto. Reconhecendo a importância de esforços que visam conciliar a produção agrícola com a conservação do meio ambiente, esses parceiros demonstram um comprometimento exemplar com a iniciativa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.