Um tremor de terra de magnitude 2,7 assustou moradores das cidades de Tianguá e Frecheirinha, na região Norte do Ceará, na tarde desta terça-feira (7). Relatos de moradores citam um "forte estrondo" que durou cerca de cinco segundos. Uma pessoa de Tianguá teve ranhuras na casa.
"A gente estava sentado na sala e de repente sentiu um forte barulho no chão e começaram a vibrar as coisas, as portas, a casa. Pensei que era só na minha casa, mas os outros moradores sentiram o mesmo impacto também e começaram a sair das casas. Foi muito rápido, uma coisa de segundos", afirma Raimundo Nonato, da cidade de Frecheirinha.
Ela afirma que o abalo aumentou uma rachadura que havia na casa onde ele mora. : "Foi um barulho parecido com uma bomba, mas não era [uma bomba]", afirma Maria Angélica de Sousa Oliveira, residente da zona rural de Tianguá.
Alcilene Moita, também de Tianguá, afirma que o abalo sísmico "chacoalhou" o telhado da residência dela. Horas do tremor, Tianguá sofreu também uma forte chuva que alagou ruas e casas e arrastou carros.
Epicentro e magnitude
O tremor de terra foi confirmado pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que monitora esses fenômenos também no território cearense.
"Ele [o tremor] foi calculado entre Viçosa do Ceará e Tianguá. Essa magnitude para a região é bem sentida. É média [a intensidade do tremor], não chega a ser alta. Na região de Sobral já chegou a haver tremor de magnitude 4", afirmou Eduardo Menezes, técnico do laboratório de sismologia da UFRN.
Os tremores ocorrem no Ceará devido a fossas subterrâneas constantemente em atividade sismológica. As fossas são ligadas ao encontro das placas tectônicas no Oceano Atlântico, entre a América do Sul e o continente africano.
Mín. ° Máx. °