
O Ministério Público do Piauí (MP-PI) expediu uma recomendação ao Governo do Estado, à Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), aos prefeitos municipais, às secretarias municipais, à Polícia Militar e à Polícia Civil sobre providências que devem ser tomadas durante as festas de fim de ano e de carnaval para evitar o agravamento da pandemia da Covid-19.
Entre as deliberações estão a exigência do passaporte de vacinação nos locais onde haverá as festas de fim de ano e de carnaval aos participantes e trabalhadores e a abstenção dos entes públicos quanto à promoção ou financiamento de festas e demais eventos que possam ocasionar qualquer tipo de aglomeração enquanto perdurar a pandemia.
Além disso, o órgão pede que o poder público proceda negativamente licenças e autorizações para festividades e demais eventos públicos e privados de pré-carnaval e carnaval.
Outras medidas determinadas pelo MP são:
• Promoção das adequações normativas pelo Estado e Municípios para que cumpram os 46 protocolos sanitários e todas as notas e recomendações técnicas vigentes desde 2020;
• Cumprimento do protocolo específico que trata do setor de entretenimento, cultura e arte, direcionado às atividades artísticas, criativas e de espetáculos, incluindo casas de espetáculos, espaços de eventos, casas de shows e entre outros;
• Continuidade do uso obrigatório de máscaras.
Os órgãos públicos deverão se manifestar sobre o acatamento da recomendação em até 24 horas. A Associação Piauiense de Municípios (APPM) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) devem remeter à Procuradoria-Geral de Justiça a prova de envio da recomendação aos prefeitos e secretários municipais de saúde.
JORNAL P2 AO VIVO JORNAL P2 (02-12-2025)
Desaparecido Procura-se cachorro desaparecido em Pedro II
Não perca! Bar da Bonelle convida torcedores para assistir Flamengo x Ceará em telão na partida que poderá definir o campeão brasileiro
P2 Play! Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pedro II, realizou assembleia geral ordinária para discutir o orçamento e deliberações de 2026; confira!
JORNAL P2 AO VIVO JORNAL P2 (01-12-2025)
Literatura Jurídica Advogada predrosegundense lança livro de direito previdenciário em evento nacional de empreendedorismo jurídico com mais de 2.500 advogados Mín. ° Máx. °