Domingo, 14 de Julho de 2024
°

Geral Adm. e Negócios

Administrador do Século XXI: Unindo Ciência e Arte para Transformar Organizações

Carla Gabryela Resende Fonsêca, bacharela em Administração, mestre em Comunicação e especialista em diversas áreas de gestão e educação.

26/06/2024 às 16h28 Atualizada em 26/06/2024 às 16h36
Por: Gustavo Mesquita
Compartilhe:
Administrador do Século XXI: Unindo Ciência e Arte para Transformar Organizações

 

Nas últimas matérias da coluna, abordamos temas como a transformação digital e a importância de eventos locais como o Festival de Inverno de Pedro II. Essas discussões exemplificam como a administração eficaz pode transformar tanto empresas quanto comunidades, destacando a importância de uma boa gestão em um mundo em constante mudança e evolução. Entretanto, não podemos esquecer que o profissional habilitado para exercer a profissão relacionada a planejar, organizar, dirigir, controlar (dentre outras funções) é o administrador, graduado e pertencente à sua classe.

Muito se fala sobre a importância do administrador no século atual, e é fato que essa figura se torna cada vez mais indispensável em qualquer estrutura organizacional. Idalberto Chiavenato, em seus estudos e material didático, destaca que as habilidades técnicas, humanas e conceituais precisam ser desenvolvidas por todos os profissionais da administração. Ele afirma que quatro competências devem ser ampliadas de maneira fundamental: conhecimento, perspectiva, julgamento e atitude. Somente a partir destas pode-se completar o ciclo de ação básico da profissão, composto pelo saber, saber fazer, saber analisar e saber fazer acontecer. Existem inúmeros papéis dentro da ciência da administração que o administrador deve conhecer e procurar se aprimorar, mas existem alguns principais que ele deve dominar: os papéis interpessoais, informacionais e decisórios. As principais funções do administrador sempre se referem às clássicas: planejar, organizar, dirigir e controlar.

O Sentido de Administrar no Mundo Atual

Com a mudança de século, muitas transformações ocorreram: avanços tecnológicos, mudanças culturais e sociais, na economia e no meio ambiente. Nesse contexto, o mercado consolidou uma influência nunca vista na sociedade, e a relação de consumo tomou novos rumos. O profissionalismo em todos os setores explodiu devido à concorrência esmagadora, e a globalização trouxe a demanda por empresas e profissionais cada vez mais bem informados. Assim, a busca constante por novos conceitos e tecnologias se tornou rotina para satisfazer a era da informação e da melhoria contínua.

No mundo dos negócios, tornou-se necessário a figura de alguém que pudesse manter o controle de todas as variáveis (internas e externas), sem necessariamente ser o dono da atividade econômica, mas que apresentasse as competências e habilidades indispensáveis para gerir o negócio. A globalização forçou muitos a saírem do achismo e mostrou a importância de aliar conhecimentos e técnicas para a produção de resultados.

O Administrador do Século XXI

O administrador deste século tem uma característica global e deve saber aliar os conhecimentos da ciência da administração em suas inúmeras vertentes. Para atingir bons resultados, este profissional sabe que deve principalmente: ser competente em gerir e desenvolver pessoas e equipes; conhecer a organização com seu perfil, forças e fraquezas; dar grande importância ao planejamento financeiro e estratégico; saber utilizar as informações disponíveis no processo de tomada de decisão; solucionar problemas prontamente; além de ter a mente aberta e estar disposto a criar, inovar e arriscar.

É certo que um gestor desempenha muitas tarefas e que a descentralização também é uma tendência bem-sucedida. Em síntese, como o conhecimento nunca se esgota, o profissional ideal é aquele que consegue ser especialista e generalista, entende do todo e de tudo um pouco (ciências humanas e exatas), mas sabe focar suas energias em tarefas onde seu desempenho é melhor. Administrar os recursos e alocar os talentos no melhor arranjo possível para cada projeto faz com que os resultados sejam consequência de um bom planejamento e de um processo bem executado e acompanhado.

A Essência de Administrar

O real sentido de administrar está em tangibilizar expectativas e sonhos. A administração é a única ciência capaz de transformar realidades e, ainda assim, é tida como arte por alguns, pois é passível de aperfeiçoamento. O administrador, por sua vez, é o ser humano que dá aplicabilidade à ciência e à arte, colocando sua habilidade em prol do crescimento e desenvolvimento de terceiros para que ele possa também crescer.

Essa matéria destaca a importância e a evolução do papel do administrador no contexto moderno, mostrando como esse profissional é crucial para a navegação e sucesso das empresas em um ambiente cada vez mais complexo e globalizado. Obrigada por acompanhar a nossa coluna. Continue acompanhando a Adm. e Negócios no Portal P2, até o próximo texto.

 

Endereços para acessar

·        Lattes: https://lattes.cnpq.br/8372748454431352

·        Instagram: @carlagabryelaa

·        Linkedin: https://www.linkedin.com/in/carla-gabryela-1b280795/

Sobre a colunista: Carla Gabryela Resende Fonsêca:

Bacharela em Administração (CEAD/UFPI), Administradora e parte da comissão ADM Mulher- CRA-Pi (Registro: 20-05139). Mestre em Comunicação (PPGCOM/UFPI). Especialista em Docência do Ensino Superior (CHRISFAPI), Gestão da Educação Superior (UESPI), Gestão de Negócios Digitais (Prominas), possui MBA em Gestão da Inovação e Propriedade Intelectual (UNOPAR). Atualmente é Servidora Pública na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) Campus Piripiri, Instrutora do Senac-Pi, Tutora à Distância do curso de Administração (Nead/UESPI) e Tutora presencial da Pós em Empreendedorismo (EAD/IFPI/PII). Como professora possui experiência na Educação Superior e ensino Técnico profissionalizante, como Consultora e Empreendedora atua principalmente nos seguintes temas: Empreendedorismo, Marketing e Vendas, Negociação, Qualidade no atendimento, Gestão de pessoas, Carreira, Relações interpessoais, Criatividade, Desenvolvimento pessoal dentre outros temas associados. É apaixonada por temas de Gestão

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Administração e Negócios
Administração e Negócios
Sobre "Administração e Negócios" do Portal P2 almeja ser a sua fonte confiável para se manter informado e preparado para os desafios e oportunidades do mercado contemporâneo. Junte-se a nós e aprenda com uma das melhores profissionais da área, Adm. Ma. Carla Gabryela, enquanto navegamos juntos pelo fascinante e dinâmico mundo dos negócios. Fique ligado e acompanhe nossos artigos quinzenais (às Quartas-feiras) para transformar a maneira como você enxerga, e conduz suas ideias de negócios.
Atualizado às 21h00 - Fonte: ClimaTempo
°

Mín. ° Máx. °

Seg °C °C
Ter °C °C
Qua °C °C
Qui °C °C
Sex °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes