
A governadora Regina Sousa (PT) anunciou na manhã desta terça-feira (05) que o Piauí seguirá a lei federal que determina o teto de alíquota do ICMS sobre combustíveis e energia. A alíquota que incide sobre a gasolina e o óleo diesel passará a ser de 18%, conforme a Secretaria Estadual de Fazenda.
A decisão foi tomada após reunião entre a governadora e representantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Sefaz.
A estimativa da equipe econômica do Palácio de Karnak é que a medida vai gerar uma perda de R$ 750 milhões somente em 2022.
Nos próximos dias, a equipe do governo vai estudar os atos normativos para regulamentar a lei que estabelece o teto do ICMS, medida adotada pelo governo federal para tentar reduzir o preço dos combustíveis. Um dos instrumentos será um decreto, que deve ser publicado no Diário Oficial do Estado. A redução da alíquota deverá ocorrer também por meio de Lei Estadual, aprovada pela Assembleia Legislativa.
O governo do Piauí também vai buscar instrumentos para garantir a segurança jurídica. O objetivo é que o governo do estado possa revogar a medida, caso o STF considere que a lei aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) é inconstitucional, em resposta às ações movidas por governadores.
“A governadora determinou depois de análise, que a PGE e Sefaz preparassem os atos normativos necessários com segurança jurídica para o cumprimento da Lei 194 federal de modo que haja redução das alíquotas para 18% tanto para energia, combustível e comunicação e transporte coletivo, e claro que alguns já estão com a sua alíquota menor. Vamos preparar atos para reduza a gasolina, energia elétrica que vão sofrer a redução maior, por isso os atos tem que ser bem arrumado para que haja uma segurança jurídica e que todos tenham esse benefício. Se vai reduzir os preços na bomba aí depende de cada posto” explicou o secretário de Fazenda, Antônio Luis Soares.
O estado ainda aguarda decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre ação impetrada pelos estados. O objetivo será fazer a lei de forma que possa ser revertida ainda neste ano, caso a justiça decida a favor dos governadores.
“Estamos verificando com a Sefaz, preparar minutas, se será por meio de lei ou se será de uma outra forma essa reunião”, completou o secretário de Fazenda.
Desaparecido Procura-se cachorro desaparecido em Pedro II
Não perca! Bar da Bonelle convida torcedores para assistir Flamengo x Ceará em telão na partida que poderá definir o campeão brasileiro
P2 Play! Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pedro II, realizou assembleia geral ordinária para discutir o orçamento e deliberações de 2026; confira!
JORNAL P2 AO VIVO JORNAL P2 (01-12-2025)
Literatura Jurídica Advogada predrosegundense lança livro de direito previdenciário em evento nacional de empreendedorismo jurídico com mais de 2.500 advogados
Campanha Solidária Moradora da zona rural de Pedro II necessita de cirurgia e família organiza campanha solidária
JORNAL P2 AO VIVO JORNAL P2 (27-11-2025)
P2 Play! Preparativos finais para o início dos Festejos de Nossa Senhora da Conceição em Pedro II; confira!
P2 Play! Corrida da Imaculada será realizada neste domingo dia 30 de novembro em Pedro II. Coordenado da Pascom, Ângello Costa, fala sobre o evento; confira! Mín. ° Máx. °