Quarta, 12 de Junho de 2024
°

Cultura Cultura

"Mantém viva a memória", diz Ministra Sônia Guajajara sobre primeiro museu indígena do Piauí

Na comunidade Nazaré, onde está a sede do museu, residem 450 indígenas dos povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty.

30/08/2023 às 16h17 Atualizada em 30/08/2023 às 20h58
Por: Gustavo Mesquita Fonte: Fonte: TV Cidade Verde.
Compartilhe:

 

 

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, participou da inauguração do Museu Anízia Maria dos Povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty, o primeiro museu indígena do Piauí, com sede na Localidade Nazaré, em Lagoa de São Francisco. Ela destacou a importância do espaço que mantém viva a cultura indígena piauiense.

"É muito importante essa valorização pelo Governo do Estado e a presença do Governo Federal aqui demonstra esse respeito, essa valorização dos povos indígenas no Brasil. O Piauí foi um dos últimos estados a reconhecer os povos, a titular os territórios, então é muito importante a construção desse museu para manter viva essa memória, essa história dos povos indígenas aqui do estado", disse a ministra.

Na comunidade Nazaré, onde está a sede do museu, residem 450 indígenas dos povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty. A construção do prédio contou com investimento de R$ 739.518,38 do tesouro estadual. O espaço cultural- de cerca de 380 m²- dispõe de área de exposição de artigos e itens da comunidade, sala administrativa, banheiros sociais e quarto de hóspedes.

O governador Rafael Fonteles lembrou que a obra foi iniciada na gestão do ex-governador e ministro Wellington Dias e destacou que a valorização dos povos originários é também uma bandeira prioritária do presidente Lula

"Esse trabalho resultou agora neste Museu dos Povos Indígenas do Piauí, uma obra pensada por ele [Wellington Dias] e que estou tendo a honra de inaugurar ao lado da ministra Sônia Guajajara em que tem um simbolismo muito grande, pois consolida esse processo de reconhecimento, não apenas do Governo do Estado, mas como da sociedade em geral, de todos os povos indígenas do Piauí, que ajudaram a construir esse nosso povo, essa nossa terra", disse o governador.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.