
A menina Maria Gabriela Silva, de 4 anos, morreu na noite de terça-feira (21) depois de passar mais de 20 dias internada após comer arroz envenenado com uma substância tóxica semelhante ao chumbinho em Parnaíba, no litoral do Piauí.
O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) confirmou a morte na manhã desta quarta-feira (22) (leia a nota completa ao fim da reportagem).
A garota deu entrada no hospital em 3 de janeiro deste ano e estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do HUT. Ela apresentou uma piora no estado de saúde ainda na terça. Além dela, a mãe, dois irmãos e um tio da menina faleceram.
Outras oito pessoas da família dela foram hospitalizadas, em 1º de janeiro, após comerem o mesmo arroz envenenado. O principal suspeito do crime, o padrasto da mãe da menina, está preso desde 8 de janeiro.
Investigações sobre envenenamentos
Francisco de Assis Pereira da Costa, de 53 anos, foi preso temporariamente como suspeito do crime. Dentre os motivos que levaram à prisão dele, a polícia afirmou que ele deu versões diferentes do ocorrido e que houve contradições entre os depoimentos dele e dos demais familiares, entre outros.
Além das mortes ocorridas este ano, o homem agora é investigado pelas mortes dos irmãos Ulisses Gabriel e João Miguel Silva, de oito e sete anos, mortos em agosto e novembro de 2024. Isso porque o mesmo veneno encontrado nos meninos foi encontrado nas vítimas do almoço do dia 1º de 2025.
Lucélia Maria da Conceição Silva, a vizinha que foi acusada de envenenar os irmãos, foi posta em liberdade após um novo laudo, emitido cinco meses após a prisão, afastar a possibilidade de ela ter cometido o crime.
A Justiça deu 10 dias para que a Polícia responda se a demora para a realização do laudo prejudicou a investigação. O prazo encerra nesta sexta-feira (24). Antes disso, na quinta-feira (23), está marcada a audiência de instrução e julgamento do caso, que pode definir os novos rumos do processo.
Confira a nota completa do HUT:
A direção do HUT informa que a menor M.G.S, de 4 anos, veio à óbito na noite de ontem.
A direção informa que todos os esforços foram realizados para o pronto restabelecimento da menor, lamenta o ocorrido e se solidariza com familiares e amigos neste momento de dor.
A criança estava internada na UTI pediátrica do HUT, desde o dia três de janeiro, e o caso agravou nas últimas 24 horas.

Acidente Casal fica ferido após colisão entre motos na zona rural de Pedro II
Acidente Motociclista fica ferido após grave colisão com carro em Pedro II
Acidente Homem fica ferido após acidente de moto na Avenida José Lourenço em Pedro II
Polícia Operações Opala e Rastreados reforçam combate ao crime em Pedro II
Polícia Polícia Civil cumpre mandados e realiza prisões em Piripiri
Acidente Pedestre fica ferido após ser atingido por motociclista no Centro de Pedro II
P2 Play! Operação Esforço Concentrado é lançada pela Policia Militar em Pedro II; confira!
Prisão Mulher é presa por suspeita de tráfico de drogas no bairro Capelinha, em Pedro II
P2 Play! 2ª Companhia de Polícia, recebe reforço policial para atuar no combate à criminalidade em Pedro II e nas cidades da região; confira! Mín. ° Máx. °