A cidade de Pedro II se prepara para vivenciar mais uma grande celebração da literatura e da cultura: entre os dias 22 e 24 de maio, será realizada a terceira edição do Salão do Livro de Pedro II (SaLiP2). As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas gratuitamente pelo site www.salip2.com.br.
A palestra de abertura ficará a cargo do premiado escritor Fabrício Carpinejar, no dia 22 de maio, às 19h, no Centro Educacional de Eventos Deputado Ciro Nogueira. O autor gaúcho é escritor premiado, jornalista com vasta experiência em rádio e televisão, ator de suas próprias crônicas, influenciador digital com mais de 10 milhões de seguidores, palestrante e professor da PUC-RS. Com mais de 1 milhão de exemplares vendidos, 52 livros publicados e mais de 20 prêmios literários, incluindo duas edições do Prêmio Jabuti, é um dos autores contemporâneos mais reconhecidos do Brasil.
Além de Carpinejar, o SaLiP2 terá a presença de José de Nicola e Cineas Santos, nomes reconhecidos por sua contribuição à educação e à literatura. A programação contempla ainda palestras, oficinas, lançamentos de livros, feira cultural, espaço infantil, apresentações artísticas e shows, com atividades para todas as idades.
Segundo a prefeita Betinha Brandão, o evento tem como missão incentivar o hábito da leitura, democratizar o acesso à cultura e valorizar os escritores. “Nosso Salão do Livro já se consolidou como um dos principais encontros culturais do município e contará com a presença de importantes nomes da cena literária nacional e regional. Montamos uma programação variada que certamente agradará ao público”, diz a gestora.
O 3º SaLiP2 é uma realização da Prefeitura de Pedro II e da Fundação Quixote, com apoio da Academia Pedro-segundense de Letras e Artes (APLA), Governo do Estado e emenda parlamentar do deputado estadual Wilson Brandão. O evento faz parte do calendário oficial do município, conforme estabelece a Lei Municipal nº 1.416/2023.
Homenageados
Este ano, o SaLiP2 presta homenagem a duas figuras marcantes da história e da cultura do Piauí: José Lourenço de Araújo Mourão, natural de Pedro II, jurista e ex-deputado estadual; e William Palha Dias, advogado, jornalista e membro da Academia Piauiense de Letras, autor de 19 obras e importante agente da cultura letrada no estado.
O evento tem origem no projeto “Cara Alegre do Piauí”, realizado em 2012, que reuniu intelectuais em Pedro II e plantou as sementes para o salão. A primeira edição oficial ocorreu em 2016, com homenagens ao escritor Ernâni Getirana.
Mais informações e programação completa em: www.salip2.com.br
Mín. ° Máx. °