
Nessa última crônica do ano de 2025, que será pequenina no tamanho, mas grande na intenção, quero deixar o meu abraço de agradecimento aos leitores e leitoras de meus textos. Continuemos juntos/juntas nós, vocês e o Portal P2. Feliz 2026.
Pena que o Jardim de Alice(*) só tenha sido criado em 2019, porque se fosse nos anos 1970 se transformaria numa espécie de ‘point’ da moçada. Então seriam pequenas caravanas de jovens com suas roupas, miçangas, camisolões, trazendo violões, flautas e bongôs, e muita paz e amor, bicho.
Chegando lá no jardim, acenderiam incenso e pintariam belas mandalas muro afora. Plantariam flores hipercoloridas que secretariam doces e inebriantes perfumes capazes até de provocar sonhos acordados.
As belas borboletas pintadas nos muros, então, levantariam voo e as crianças largariam as mãos de suas desesperadas mães e, correndo, pulariam nos dorsos desses seres alados e voariam, ariscas, pelo céu azulado das tardes de domingo ouvindo Lucy in The Sky With Diamonds.
.
(*) O jardim fica localizado à rua Francisco Barros (Bairro Caixa D’água, entre o muro da AGESPISA e o muro do Estádio de Futebol José Teixeira Santos/Arena do Guerreiro, Pedro II, PI). Visite-o.
Desenhos: Ernâni Getirana.
ERNÂNI GETIRANA (@ernanigetirana) é poeta e escritor. É o autor, dentre outros livros, de “Debaixo da Figueira do Meu Avô” (2019). Escreve aos sábados para o Portal P2.

Coluna do Ernâni Poema “A Boca da Noite” (de Ernâni Getirana) declamado por Clarinha.
Coluna do Ernâni A enorme Caterpillar da Mina de Opala Boi Morto (*)
Coluna do Ernâni II Encontro de Academias de Letras do Piauí
Mín. ° Máx. °