Sábado, 20 de Abril de 2024
°

Cultura Cultura

Academia Piauiense de Letras inaugura novo auditório em homenagem a Wilson de Andrade Brandão

ERNÂNI GETIRANA (@ernanigetirana) é professor, poeta e escritor. É autor de inúmeros livros, dentre eles “Debaixo da Figueira do Meu Avô”. É membro da APLA, ALVAL, UBE-PI e do IHGPI.

23/02/2024 às 14h07 Atualizada em 23/02/2024 às 14h21
Por: Ernani
Compartilhe:
Academia Piauiense de Letras inaugura novo auditório em homenagem a Wilson de Andrade Brandão

 

 

Por: Erâni Getirana – “Fui me dar conta da importância abissal dos estudos sobre o Piauí realizados pelo professor Wilson de Andrade Brandão (1922-2001) no meu mestrado. A imagem que trazia dele, até então, era a do conterrâneo famoso, do conceituado professor que por certo tempo também havia sido presidente da Fundação Cultural do Piauí. O mestrado mostrou-me um autor robusto, dono de uma escrita pujante, profundamente conhecedor da História e da Geografia social de sua gente.

No último sábado, 17/02/2024, membros da APLA (Academia Pedro-segundense de Letras e Artes) participaram, a convite da presidência da Academia Piauiense de Letras (APL), Fides Angélica, da solenidade de reinauguração do auditório daquela centenária instituição de cultura que leva o nome de seu acadêmico Wilson de Andrade Brandão. O projeto arquitetônico é de autoria da filha do homenageado, Dra. Lourdes Amélia Brandão.

O descerramento da placa foi realizado pelo filho do homenageado, deputado Wilson Brandão (que também é membro da APL e da APLA), ladeado por familiares, pela atual presidente da APL, Sra. Fides Angélica, pelo ex-presidente Zózimo Tavares, por outros acadêmicos e acadêmicas de outras academias, políticos, público em geral e pela imprensa.

Na oportunidade, houve os lançamentos dos livros dos acadêmicos Magno Pires (Piauí, oportunidades de investimento) e Francisco Miguel de Moura (Parábolas do reino de Deus).   

A recuperação e revitalização de um espaço de cultura é sempre uma notícia alvissareira. É nesses espaços onde o passado e o presente vivenciados por diversas gerações podem dialogar sob os auspícios da literatura, das artes em geral e, dessa forma, ajudar a construir a memória de um povo. No caso, o piauiense.

Em um evento como o mencionado acima, há a dimensão pessoal e a dimensão coletiva. Na primeira reinam a camaradagem, as conversas paralelas trocadas, a saudade que se mata entre os amigos presentes.

Na segunda, a coletiva, as referências históricas e geográficas nos ajudam a reconstituir aspectos da vida do estado do Piauí que de outra forma estariam, talvez, perdidos para sempre.

Que o exemplo da APL seja seguido por outras instituições em todo o estado do Piauí e, dessa forma, todas as gerações ganharão com recordações, experiências vivenciadas e novos horizontes culturais como as desenvolvidas no auditório prof. Wilson de Andrade Brandão.

ERNÂNI GETIRANA (@ernanigetirana) é professor, poeta e escritor. Faz parte da APLA, ALVAL, UBE e IHGPI. É autor, dentre outros, do livro “Debaixo da Figueira do Meu Avô”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cultura com Profº Ernâni Getirana
Cultura com Profº Ernâni Getirana
Sobre Ernâni Getirana, professor, lecionou na UESPI e Faculdade Santo Agostinho, aposentado na Rede Estadual de Educação, Ecoescola Thomas a Kemps. Ainda na ativa na Rede Municipal de Educação de Pedro II. Formado em Letras pela UFPI, graduado em Meio Ambiente pela UnB, graduado em Educação pela UFRJ, mestre em Políticas Públicas pela UFPI. Membro das academias: Vale do Longá e Pedrossegundense de Letras e Artes. É poeta e escritor, autor de vários livros, dentre eles “Lendas da Cidade de Pedro II”.
Atualizado às 21h00 - Fonte: ClimaTempo
°

Mín. ° Máx. °

Dom °C °C
Seg °C °C
Ter °C °C
Qua °C °C
Qui °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes