
Por: Erâni Getirana – “Fui me dar conta da importância abissal dos estudos sobre o Piauí realizados pelo professor Wilson de Andrade Brandão (1922-2001) no meu mestrado. A imagem que trazia dele, até então, era a do conterrâneo famoso, do conceituado professor que por certo tempo também havia sido presidente da Fundação Cultural do Piauí. O mestrado mostrou-me um autor robusto, dono de uma escrita pujante, profundamente conhecedor da História e da Geografia social de sua gente.
No último sábado, 17/02/2024, membros da APLA (Academia Pedro-segundense de Letras e Artes) participaram, a convite da presidência da Academia Piauiense de Letras (APL), Fides Angélica, da solenidade de reinauguração do auditório daquela centenária instituição de cultura que leva o nome de seu acadêmico Wilson de Andrade Brandão. O projeto arquitetônico é de autoria da filha do homenageado, Dra. Lourdes Amélia Brandão.
O descerramento da placa foi realizado pelo filho do homenageado, deputado Wilson Brandão (que também é membro da APL e da APLA), ladeado por familiares, pela atual presidente da APL, Sra. Fides Angélica, pelo ex-presidente Zózimo Tavares, por outros acadêmicos e acadêmicas de outras academias, políticos, público em geral e pela imprensa.
Na oportunidade, houve os lançamentos dos livros dos acadêmicos Magno Pires (Piauí, oportunidades de investimento) e Francisco Miguel de Moura (Parábolas do reino de Deus).
A recuperação e revitalização de um espaço de cultura é sempre uma notícia alvissareira. É nesses espaços onde o passado e o presente vivenciados por diversas gerações podem dialogar sob os auspícios da literatura, das artes em geral e, dessa forma, ajudar a construir a memória de um povo. No caso, o piauiense.
Em um evento como o mencionado acima, há a dimensão pessoal e a dimensão coletiva. Na primeira reinam a camaradagem, as conversas paralelas trocadas, a saudade que se mata entre os amigos presentes.
Na segunda, a coletiva, as referências históricas e geográficas nos ajudam a reconstituir aspectos da vida do estado do Piauí que de outra forma estariam, talvez, perdidos para sempre.
Que o exemplo da APL seja seguido por outras instituições em todo o estado do Piauí e, dessa forma, todas as gerações ganharão com recordações, experiências vivenciadas e novos horizontes culturais como as desenvolvidas no auditório prof. Wilson de Andrade Brandão.
ERNÂNI GETIRANA (@ernanigetirana) é professor, poeta e escritor. Faz parte da APLA, ALVAL, UBE e IHGPI. É autor, dentre outros, do livro “Debaixo da Figueira do Meu Avô”.


Coluna do Ernâni II Encontro de Academias de Letras do Piauí
Coluna do Ernâni FOTOPOEMAS
Coluna do Ernâni Festejos da Padroeira de Pedro II, Patrimônio Imaterial do Piauí
Mín. ° Máx. °