Quarta, 29 de Maio de 2024
°

Cultura Coluna do Ernâni

Um livro seminal de Chaguinha Gomes

ERNÂNI GETIRANA (@ernanigetirana) é professor, poeta e escritor. É autor de inúmeros livros, dentre eles “Debaixo da Figueira do Meu Avô”. É membro da APLA, ALVAL, UBE-PI e do IHGPI.

13/04/2024 às 10h45
Por: Ernani
Compartilhe:
Um livro seminal de Chaguinha Gomes

 

Dizemos que algo é seminal quando esse algo é como uma semente, isto é, é a primeira de uma possível série de coisas semelhantes a ela.

O livro “80 Anos da História Política Municipal de Pedro II”, do poeta cordelista pedro-segundense Chaguinha Gomes é mais que um livro de cordel. É um livro seminal. Trata-se de um verdadeiro livro de História da política pedro-segundense.

Ao longo de sua leitura o leitor/a leitora começa a ter contato com os meandros do metiê dos prefeitos intendentes de 1931 a 1948. Benedito Passos de Carvalho, Juseuíno Dionísio de Sousa, Joaquim Nogueira Lima, dentre vários outros (nove ao todo).

Depois há o metiê dos prefeitos e vereadores eleitos pelo povo de Pedro II entre 1948 e 2008. Então é que o/a leitor/a compreende que são, sim oitenta anos de vida política da Terra da Opala: 1931 a 2011.

Além disso o livro contém as fotografias em 3x4 de todos os vereadores e prefeitos sobre os quais o poeta fala.

Chaguinha Gomes, nascido em 1950,  é autor também de outros livros: “Após 22 anos de derrota, um orgulho pela vitória”, “A História do seu Passado escrita pra vocês é a arma da vitória agora em 96”, “Quem foi Nogueira”, “A Verdadeira História do Garimpo da Opala de Pedro II”, “A História do Cruel Assassinato de Luís e Edgard Gomes”, dentro outros.

Além de cordelista, esse poeta também compõe jingles políticos e canções populares. Alguns de seus jingles políticos fizeram sucesso cantado pela boca da criançada nos idos de 1980 e 1990.

Profissional de motores, Chaguinha Gomes é acadêmico da APLAAcademia Pedro-segundense de Letras e Artes, participa de saraus pela cidade de Pedro II, é respeitado por sua poesia e cada vez mais lido por jovens e adolescentes.

O livro de Chaguinha possui 231 páginas, contém fotos, em segunda edição de 2011 pela gráfica Print Art. Trascreverei duas ou três estrofes:

“Pedro II, minha cidade

Terra boa onde nasci

Encanto dos visitantes

Suíça do Piauí

É primeira maravilha

A tua opala que brilha

Faz feliz quem vive aqui” (p.5)

 

 

“Alvimar em seu governo

Queria mesmo trabalhar

Pediu para o Wellington Dias

Mandar recursos pra cá

Foi depressa para a frente

Paes Landim e João Vicente

Ajudarem a alocar”. (p.214)

 

“E logo ale ele falou

O vice é Chagas Galvão

Ele tem a família grande

Garante a votação

E política é um segredo

Devemos enfrentar sem medo

Estou pronto pra votação”. (p.143)

 

Em recupeação de uma esquemia, o poeta e eu estamos componho o “Hino da APLA”.  

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cultura com Profº Ernâni Getirana
Cultura com Profº Ernâni Getirana
Sobre Ernâni Getirana, professor, lecionou na UESPI e Faculdade Santo Agostinho, aposentado na Rede Estadual de Educação, Ecoescola Thomas a Kemps. Ainda na ativa na Rede Municipal de Educação de Pedro II. Formado em Letras pela UFPI, graduado em Meio Ambiente pela UnB, graduado em Educação pela UFRJ, mestre em Políticas Públicas pela UFPI. Membro das academias: Vale do Longá e Pedrossegundense de Letras e Artes. É poeta e escritor, autor de vários livros, dentre eles “Lendas da Cidade de Pedro II”.
Atualizado às 21h00 - Fonte: ClimaTempo
°

Mín. ° Máx. °

Qui °C °C
Sex °C °C
Sáb °C °C
Dom °C °C
Seg °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes