Domingo, 20 de Julho de 2025
°

Cultura Coluna do Ernâni

A magia do 3º SALIP2

ERNÂNI GETIRANA (@ernanigetirana) é professor, poeta e escritor. É autor de inúmeros livros, dentre eles “Debaixo da Figueira do Meu Avô”. É membro da APLA, ALVAL, UBE-PI e do IHGPI.

26/05/2025 às 08h12
Por: Gustavo Mesquita
Compartilhe:
A magia do 3º SALIP2

 

No município piauiense de Pedro II, fundado oficialmente em 1854, tem-se, ao longo das décadas, produzido uma série de eventos culturais nas mais diferentes categorias artísticas e, logicamente, tornado conhecidos uma plêiade de artistas em suas respectivas cearas.

Muito antes do badalado ‘Festival de Inverno de Pedro II’, seu evento de maior expressão midiática, o município tem sido palco de ondas sucessivas de manifestações artísticas.

É possível, por exemplo, estabelecer uma linha do tempo da canção, da pintura/desenho/artes gráficas, da dança, etc. no município. É nesse contexto que a arte da palavra – a literatura – se inscreve como mais um das modalidades artísticas no município conhecido também por sua mais preciosa e reluzente gema mineral: a opala.

A presença da literatura em terras pedro-segundenses, dentre as demais modalidades de arte, hoje pode ser perfeitamente catalogada (coisa já em andamento) e, assim, estudada e melhor compreendida. Para isso, a existência e ações realizadas pela APLA – Academia Pedro-segundense de Letras e Artes - além de por outros agentes individualmente, é fundamental para uma compreensão mais gabaritada daquilo que se convencionou chamar de ‘literatura piauiense de matriz Pedro-segundense” (Luíz Romero).

A literatura, tida como ‘a arte da palavra’, é um marco fundamental nas sociedades ocidentais, não apenas como ‘uma fuga da realidade’, no sentido da construção de um mundo ideal, como também da construção mesma de novas realidades. Uma obra de arte literária dialoga com os diversos ramos da sociedade: Direito, Educação, Ciência, Sociologia, Filosofia, e assim por diante.

O papel do estado do Piauí na História Nacional do Brasil vem ganhando destaque nos últimos anos a partir do momento em que, por exemplo, a Batalha do Jenipapo, os textos e fotos da Serra da Capivara, o Festival de Inverno de Pedro II ganham espaços no imaginário popular.

Por outro lado, figuras de escritores e poetas como as de Torquato Neto, Climério Ferreira, Mauro Faustino, Graça Vilhena, H. Dobal e Alberto da Costa e Silva têm colocado o Piauí em patamares de igualdade com os demais estados da federação. E o que estas figuras têm em comum? São escritores, fazem, pois Literatura, História.

A mesma relação entre o Piauí e o Brasil pode ser estabelecida entre o município de Pedro II e o estado do Piauí. Embora tenhamos expoentes em todas as formas de manifestações artísticas, é o texto (incluindo-se o literário)  que melhor parece dar conta dos eventos, movimentos e da história da Arte no município ao longo das décadas.

O surgimento da APLA (sou sócio fundador) e do Coletivo P2 (que ajudei a criar) e a atuação conjunta destes dois grupos ao longo dos últimos seis anos com a realização de saraus e eventos lítero-culturais, além de reacender o pendor artísticos de nosso povo, tem sido responsável pela formação de plateia afeita a eventos de cunho mais cultural do que propriamente diversionistas.

SALIP2

Dias 22,23 e 24 de maio realiza-se em Pedro II a 3ª edição do Salão do Livro de Pedro II- SALIP2 (cuja sigla criei em 2016). Nessa edição o autor convidado é Fabrício Carpinejar e os homenageados são José Lourenço Mourão e William Palha Dias (indicação nossa e prontamente aprovada pela Academia Pedro-segundense de Letras e Artes).

O evento é uma realização da prefeitura de Pedro II, com logística da Fundação Quixote através de emenda parlamentar do deputado Wilson Brandão, a lei sancionada pela prefeita Betinha Brandão, o  empenho da Secretária de educação Helany Max, e conta com a  APLA como parceira.

Outros autores que participarão desta edição: Cineas Santos, José de Nicola, Luiz Romero, Bernardo Aurélio, Ernâni Getirana, J.P. Luiz, Adriano Lobão, Jasmine Malta. Haverá peça de teatro (Grupo Harém e Grupo Urutau), shows musicais e de humor.

Acessar: https://www.salip2.com.br/midiasalipi

(Retrato de Carpinejar por Juliana Rodrigues (Garota do Lápis)

Ernâni Getirana (@ernanigetirana) é professor, poeta e escritor. Membro criador do Coletivo P2, pertence às academias APLA, ALVAL e ao Instituto Histórico e Geográfico do Piauí. É autor, dentre outros livros de: “Lendas da Sereia de Pedro II” e “História, Geografia e Literatura de Pedro II, Piauí” (em fase de editoração).  

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cultura com Profº Ernâni Getirana
Cultura com Profº Ernâni Getirana
Sobre Ernâni Getirana, professor, lecionou na UESPI e Faculdade Santo Agostinho, aposentado na Rede Estadual de Educação, Ecoescola Thomas a Kemps. Ainda na ativa na Rede Municipal de Educação de Pedro II. Formado em Letras pela UFPI, graduado em Meio Ambiente pela UnB, graduado em Educação pela UFRJ, mestre em Políticas Públicas pela UFPI. Membro das academias: Vale do Longá e Pedrossegundense de Letras e Artes. É poeta e escritor, autor de vários livros, dentre eles “Lendas da Cidade de Pedro II”.
Atualizado às 21h00 - Fonte: ClimaTempo
°

Mín. ° Máx. °

Seg °C °C
Ter °C °C
Qua °C °C
Qui °C °C
Sex °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes