
Dia Mundial do Teatro é celebrado no dia 27 de março. Foi criado pelo Instituto Internacional do Teatro em 1961. A primeira mensagem internacional do Dia Mundial do Teatro foi escrita por Jean Cocteau, na França, em 1962.
De origem grega, o teatro ocidental foi criado há mais de 3 mil anos. De lá para cá temos um grande percurso. Em nenhuma das épocas o teatro deixou de ser uma referência para grupos humanos em todos os países.
Basta que um grupo de pessoas ‘finjam’ encenar uma história para outro grupo que ‘finge’ acreditar, que a magia do teatro acontece. Os detalhes do palco, das indumentárias, etc., tudo é mero acessório.
Quem faz teatro (atores e atrizes), que o escreve (teatrólogos) e que o assiste (público) são a tríade perfeita que mantém a chama do teatro acesa, aconteça o que acontecer.
Em Pedro II, o teatro amador sempre existiu. Mas em nenhumas das vezes tivemos um grupo tão atuante, competente e com caráter de profissionalismo como o Grupo de Teatro Urutau.
A partir desse ponto, volto-me para uma das figuras mais importantes do teatro piauiense: o dramaturgo de origens pedro-segundenses Aci Campelo.
Nascido em Lago da Pedra, no Estado do Maranhão, radicou-se no estado do Piauí há mais de 30 anos. É graduado em Educação Artística – Artes Cênicas, com Pós Graduação em História Sociocultural pela Universidade Federal do Piauí. Foi diretor de teatro, além de pesquisador ainda na ativa.
Algumas de suas obras: “O novo perfil do teatro piauiense de 1994”, “Dramaturgia Piauiense – Organização de 1997”, “História do Teatro Piauiense” editado em 2000. Aci Campelo é autor de mais de 20 textos teatrais, todos eles encenados e apresentando as características da cultura piauiense. Recentemente lançou mais um livro.
Já ministrou muitas oficinas e cursos, participou de fóruns, seminários e congressos, além disso tem uma vasta experiência com trupes de teatro passando por grupos como Raízes de Teatro (atuando como diretor).
O dramaturgo foi presidente da Federação de Teatro do Piauí, Presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Piauí, conselheiro do Conselho Estadual de Cultura, Diretor do Theatro 4 de Setembro e Presidente da associação dos Amigos do Museu do Piauí. Com um currículo vasto Aci Campelo é uma das maiores referências do teatro e das artes piauiense. É membro das academias ALVAL e APLA, além da UBE-PI.
Esta última parte do texto foi baseada em texto do site ‘Geleia Geral”.
(fotos: redes sociais de Aci Campelo).
Ernâni Getirana (@ernanigetirana) é professor, poeta e escritor. Membro criador do Coletivo P2, pertence às academias APLA, ALVAL e ao Instituto Histórico e Geográfico do Piauí. É autor, dentre outros livros, de “Lendas da Sereia de Pedro II”. Escreve para o Portal P2 aos sábados.


Coluna do Ernâni II Encontro de Academias de Letras do Piauí
Coluna do Ernâni FOTOPOEMAS
Coluna do Ernâni Festejos da Padroeira de Pedro II, Patrimônio Imaterial do Piauí
Mín. ° Máx. °